Avançar para o conteúdo principal

Balonismo

 


Numa tarde de arrumação de selos, a única e breve prática que tive de guardar coisas inúteis, vi aquela capa de janelas simétricas e cor uniforme. No instante fui invadido por uma curiosidade impetuosa da mesma forma que olho para o pão acabado de torrar com a manteiga ao pé. Comecei a gostar dos Led Zeppeling depois de ouvir o álbum Physical Graffiti em casa de um amigo.

Tive de esperar alguns dias que a minha mãe me desse dinheiro para ambicionar sair da loja da especialidade com aquele vinil debaixo do braço, mas o abono não chegou para comprar o duplo. Conhecedor dos meus limites musicais, fez um compasso de tempo igual ao que fazemos quando duvidamos do que ouvimos, mas perante a insistência da certeza do meu quero muito, disse "começa por este que é o primeiro deles".


O Hernani era sapiente na arte da antroponomástica musical, habilidade que nunca soube como conseguiu desenvolver porque estava sempre na loja quando eu lá ia (morava por cima?) e a Google ainda não tinha nascido. A minha lealdade à sua aptidão era inabalável e aceitei a sugestão. Contentei-me com o que trazia o zeppelin na capa. Poderia ter sido outro, mas foi com aquela redundância, começar pelo primeiro, que aos 14 anos me mudei do psicadélico para sons mais agressivos e vozes agudas ajustadas a guitarras insurgentes, sem com isso comprometer o cabelo curto e a condição de paz caseira.

A minha mãe via na compra dos vinis um investimento ao meu futuro. Cada vez que entrava com um vinil era a janela da sua oportunidade para me manter em casa até à exaustão auditiva e não cair nos caminhos da droga que começava a fazer estragos nas companhias mais próximas. Estou certo que aquele zeppelin percebeu isso e acrescentou-me também os benefícios da holística. Ambicionar ver mundo a três dimensões sem perder tempo a focar apenas o céu. Ficou-me, desde ai, a vontade de subir num balão de ar quente.


Entrei em Coruche pelo lado das pontes de ferro onde me esperava um grande cartaz alusivo ao evento. De olhos postos no horizonte procurei sem êxito os aeróstatos. A minha imaginação via-os ao largo, inflados, cobrindo todo o vale do Sorraia de cores, à espera da minha autorização para lhes dar gás. “Sabes onde fica o festival internacional de balonismo?” O jovem, sentado no banco de jardim numa posição possível apenas para criaturas abaixo dos 20 anos, disse “sei, levo-o lá”. Desfez-se dos nós, retirou um dos auriculares e sem esperar a minha reacção levantou a bicicleta do chão energicamente. “Siga-me!” ordenou. E começou a pedalar obrigando a segui-lo sem qualquer racionalidade. Percorreu 100 metros em linha recta e parou. Esticou o braço esquerdo, apontou para um campo rectangular à sua frente e disse-me “fica ali!”, orgulhoso no sentido de dever cívico cumprido no igual que sentimos quando votamos. Olhei e vi-o vazio de gotas invertidas coloridas. Fiz uma pausa igual às que faço quando penso que isto não me está a acontecer e, ainda envolvido pelo balão de ar quente da minha imaginação, aterrei sem suavidade devido às poeiras e vento forte.

Recompus-me da queda pelo filtro do meu consciente. Se á medida que envelheço o afoito diminuiu proporcionalmente à cautela e aos caldos de galinha, ainda assim, e tal como aos 14 anos, continua a ser o destemor do desconhecido que possibilita novas descobertas, mesmo que às vezes aterre sem suavidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A matança do porco dos meus avós

Sempre que vou a uma charcutaria fico a olhar os presuntos sem saber qual deles trazer. A maior parte das vezes apenas trago a ideia que nenhum se iguala ao sabor daquele que ainda guardo nas memórias de infância e que vinha sempre comigo quando visitava os meus avós. Os meus avós paternos viviam perto do Louriçal num pequeno ajuntamento com menos de meia dúzia de casas e de acessos difíceis, dando jus ao nome de Casais de Além. Quando pequeno ia lá duas vezes por ano uma das quais para a matança do porco, sempre no rigoroso frio de Inverno para que as carnes não se estragassem na preparação . O meu pai aproveitava para lembrar da sua infância perdida, quando dali saiu para guardar ovelhas. Não havia água canalizada nem luz eléctrica. Os únicos aquecimentos que ali conheci foi um cobertor de papa e uma manta de retalhos que me recolhiam à noite no colchão de palha, aconchegado no Oceano Pacífico que saia de um pequeno rádio Philips preto que colocava debaixo da almofada e que apenas

Voz e Dois Pianos

A idade trouxe-me pieguice emocionada. Apercebi-me disso quando a visão se me turvou por diversas vezes. A última vez que estive perto do Vitorino foi numa longínqua Festa do Avante. Sempre de boina preta, ontem de óculos escuros, vestia um casaco e umas calças do mesmo preto num desuso a que me habituei mas que aceitei por já não se fazerem cantadores assim. Os contadores de historias comuns estão a desaparecer porque nunca renunciaram à simplicidade. Mas também " porque já não há encontros como aqueles do café Expresso, que mais parecia uma carruagem de comboio porque tinha um balcão corrido, onde (ele) se sentava com o Herberto Hélder e outra gente que também não tinha importância nenhuma porque na verdade o que era importante foram as palavras que ficaram. Ou a do tocador de concertina do Redondo que tocava sempre com uma fotografia da namorada na parte detrás do instrumento e que, só por isso, merecia ser cantado ". Se há coisas que lamento na minha vida foi não ter vivi

O relógio Cortebert

Não lembro dos meus pais me terem oferecido uma prenda juntos. As suas vidas pareceram-me sempre duas rectas paralelas que se curvavam para me tocarem alternadamente. Pouparam-me à ansiedade ou à expectativa. A minha mãe comprava-me roupa que apenas podia estrear ao domingo, feriados ou dia de anos. Recordo-me de uma calças amarelas à boca de sino. Vesti-as com uma camisa castanha e tiraram-me uma fotografia a trazer uma importância a que não estava habituado. Do meu pai c ontentava-me com um beijo. Habituei-me a isso e ao seu contrário. Mas no dia em que fiz 18 anos levou-me à ourivesaria Silva e comprou-me um relógio Cortebert clássico que me esvaziou de desculpas futuras.  - Toma, é teu.  Com horas em letra romana, ponteiros finíssimos pretos e um vidro plano que realçava o dourado do mostrador circular cuja beleza nunca mais foi a mesma desde que o parti e foi substituído por um vidro abaulado. Tomei a minha maioridade das mãos do ourives porque o meu pai é homem de p